siga-nos:

Bela Físio

Sem categoriaConheça as vantagens da caminhada diária

Conheça as vantagens da caminhada diária

Quem acompanha o blog da Bela Fisio já sabe: qualquer atividade física ajuda e muito na saúde do corpo. Mas existem muitos obstáculos para adicionar o hábito à rotina. Falta de tempo, de dinheiro, preguiça… mas um dos melhores exercícios de todos pode ser gratuito e rápido! A caminhada é super indicada a quem quer iniciar uma atividade física sem exigir muito do próprio corpo. Ela é leve, mas revigorante.

Juntando duas horas e meia de caminhadas semanais (ou seja, em torno de 20 minutos por dia), você pode conseguir benefícios incríveis. Faça aquele trajeto do mercado à pé ou abdique do ônibus para chegar naquele ponto mais distante e pronto: a meta do dia já foi cumprida! Vamos tentar? Veja como a caminhada afeta positivamente o seu corpo:

  1. Melhora a circulação

Ao se movimentar, você está estimulando o sistema circulatório do corpo. Isso quer dizer que você está colocando-o para trabalhar, deixando o sangue mais rico em oxigênio.

  1. Ajuda no combate à depressão

Como em quase todos os exercícios físicos, o corpo libera o chamado “hormônio do prazer”, a endorfina, que traz alegria e relaxamento. Uma rotina de caminhada traz, também, uma rotina para a liberação do hormônio, muito benéfico para o organismo (e mente).

  1. Evita derrames

Com as caminhadas, os vasos sanguíneos ficam mais elásticos, pois precisam se expandir. Portanto, caso haja alguma obstrução cerebral, é mais provável que o sangue consiga ultrapassar a barreira mesmo assim.

  1. Estimula a produção de insulina

Durante o exercício, o pâncreas e o fígado são estimulados por conta da maior circulação, o que ajuda na produção de insulina, responsável pela absorção de glicose pelo corpo. Ou seja, para quem possui diabetes, a caminhada é uma ótima opção!

  1. Emagrece

Para quem precisa perder uns quilinhos, é claro que a caminhada pode ajudar! Se você é sedentário e adiciona o exercício à rotina, o corpo terá que se ajustar a maior perda calórica queimando gordura em outras partes do corpo – como aquela gordurinha localizada.

  1. Melhora a qualidade do sono

Já falamos que o nosso corpo produz o hormônio do prazer, a endorfina, durante algum exercício. A adrenalina é outra substância estimulante que ficará por mais tempo no nosso organismo após uma caminhada, por exemplo. Com isso, você ficará mais ligado durante o dia e, quando chegar a hora de dormir, o corpo estará cansado e encontrará horários regulares e equilibrados para o sono.

 

Bela Fisio

Post a comment

Open chat